(92) 98805-2040 manaus@impacthub.net

Liderança Transformadora: A arte de influenciar gerando impacto.

por | Comunidade Hub Manaus, Comunidade Vibrante, Empreendedorismo, Impact Hub Manaus, Impacto Social

Texto de Rainey Duarte

Neste momento tão incerto em que vivemos quem não gostaria de ter colaboradores engajados, motivados e produtivos?

Uma das formas que se apresenta para alcançar tais objetivos, e que tem sido muito discutida nos últimos tempos como uma alternativa para ser praticada neste período de instabilidade é a Liderança Transformadora.

O que seria essa liderança transformadora?

É uma forma de liderança exercida com foco no desenvolvimento das pessoas, inclusive do próprio líder. Algumas atitudes de lideranças transformadoras buscam autoconhecimento. A busca pelo conhecimento pessoal é a premissa básica para uma boa liderança, ao transformar um ambiente de trabalho e gerenciar uma equipe trabalhando nossas próprias transformações, podemos contribuir e estimular as transformações de quem está à nossa volta.

Para que isso aconteça, é necessário um contínuo exercício de autoavaliação, reconhecendo os pontos fortes e pontos de melhoria que precisam ser trabalhados sempre com muita autocompaixão, afinal, somos seres humanos.

Isso, além de trazer mais clareza sobre quem somos, traz também uma melhor definição de valores e de propósito, o que consequentemente vai refletir na forma de liderar.

Aprimorar continuamente a sua comunicação.

Conhecer-se bem melhora muito a forma como lideramos, mas somente isso não basta, é necessário comunicar o que queremos e porque queremos e, principalmente saber se o que está sendo transmitido está sendo compreendido da forma correta.

Uma boa comunicação é fator fundamental no ato de liderar, pois através dela os líderes motivam e inspiram seus times, expõe quais são as metas a serem alcançadas e os meios que serão executados para se chegar a elas. Lideranças transformadoras comunicam através da emoção dos seus liderados visando aumentar a motivação e o engajamento.

Adaptar sua forma de liderar.

Considerar seus liderados como únicos, atendendo de forma individualizada as suas necessidades e adaptando seu estilo de liderança à maturidade do liderado profissional. Isso significa que um líder transformador vai delegar tarefas que o liderado conseguirá realizar com suas reais habilidades, ajudando- o também a desenvolver sua capacidade, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades mais eficiente.

Colocando em prática essas atitudes pode-se obter diversos benefícios, dentre eles, a melhora no desempenho, motivação, colaboração no time e aumento na capacidade de adaptação às mudanças, habilidade muito valorizadas nos tempos atuais.

E você, qual dessas atitudes mais coloca em prática? Comenta aí embaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Impact Hub Manaus

Impact Hub Manaus