Se você está abrindo uma empresa, já deve saber que uma das primeiras exigências do processo é ter um endereço fiscal comprovado. Apesar da burocracia que sempre envolve a legalização do negócio, a boa notícia é que o endereço fiscal não precisa ser o mesmo do endereço comercial fixo. Ou seja, você não precisa arcar com o custo – muitas vezes alto – de estar em um espaço físico para dar início às suas atividades.
Uma pesquisa da FGV, “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios“, prevê 30% de crescimento do home office no Brasil após a pandemia causada pelo novo coronavírus. Isso significa que a demanda por soluções alternativas para quem empreende tende a crescer, e o endereço fiscal é uma delas.
O que é o endereço fiscal e como contratar um?
O endereço fiscal, também conhecido como endereço virtual, é um serviço utilizado para pessoas físicas e jurídicas que querem abrir uma empresa de forma segura e regularizada. É o local que serve como referência para fins de contabilidade, tributos, notificações e registro à Junta Comercial.
Independente do contrato (MEI ou contrato social), este é o endereço usado para o registro do CNPJ, solicitação de alvará e prova de existência às instâncias federais, estaduais e municipais. Para obtê-lo, existem basicamente duas formas:
1. Se o endereço físico não for o mesmo que o endereço fiscal, você pode pedir autorização para o proprietário de outro endereço para cadastrar a sua empresa nele.
2. Você pode optar por uma das soluções mais procuradas por microempreendedores e profissionais liberais no momento: contratar o serviço de um coworking.
No Impact Hub Manaus, por exemplo, o plano de escritório virtual mensal dá direito à utilização de endereço fiscal, apoio na abertura da empresa, gestão de correspondências e acesso a um pacote de horas para usar o coworking ou as salas de reunião. E esses são só alguns dos benefícios ao contratar a modalidade de Escritório Virtual do Hub.
5 vantagens do endereço fiscal
Agilidade, economia e segurança: três características que todo o empreendedor busca quando decide abrir uma empresa e que são comuns ao endereço fiscal, além de todas as outras vantagens. Confira:
Regularização
Você tem todo o suporte para abrir a empresa quando escolhe o coworking. O processo de cadastro de CNPJ e registro da documentação é realizado conforme todos os trâmites previstos pela lei do estado ou município.
Redução de custos
A despesa com o endereço fiscal sai bem mais em conta do que alugar um ponto comercial, sobretudo no começo.
Networking
Fazer parte de uma rede como o Impact Hub Manaus significa gerar conexões e conhecer novas pessoas e projetos. É uma oportunidade de trocar ideias e impulsionar os negócios.
Endereço corporativo
Se você trabalha de casa, por exemplo, ter um endereço fiscal é uma forma de tornar as relações de trabalho mais profissionais, preservando o endereço onde você mora. No caso de contratar o serviço de um coworking, além do endereço comercial virtual, o lugar também pode ser usado para reuniões e encontros com clientes.
Gestão de correspondência
Mais uma vantagem para não misturar a vida pessoal com a profissional. Todas as encomendas e correspondências da empresa serão encaminhadas para o seu escritório virtual.
Reinvente sua empresa junto com o Impact Hub
Ter um endereço fiscal é uma ótima opção em tempos de isolamento social e transformação digital. Além disso é importante reforçar que essa não é uma opção apenas para novas empresas.
Negócios que têm filial ou que precisam alterar seu cadastro também podem contratar o serviço e reinventar a forma como atuam hoje. Queremos convidar você, que está lendo este artigo, a conhecer os benefícios de fazer parte da rede do Impact Hub Manaus.
Muito mais do que um endereço fiscal e o fato de estarmos localizados em um dos melhores endereços de Manaus, somos um espaço vivo de trocas, ideias e pessoas interessadas na criação de uma cidade mais criativa e empreendedora. Conheça nossos planos e venha logo para o Hub!
0 comentários